terça-feira, 30 de setembro de 2014

PRODUÇÕES SOCIOLÓGICAS - ENSINO MÉDIO



          Voto: direito de todos

É notório, no mundo atual, que grande parte das nações escolhe os seus representantes a partir de um instrumento básico da cidadania: o voto. Ao longo da história política, as camadas populares vêm conquistando importantes direitos, no entanto ainda existem muitos cidadãos que não utilizam devidamente o direito de votar.
A conquista do voto no Brasil ocorreu desde a Independência, direito apenas dos membros da alta sociedade do sexo masculino. Depois de um longo período, as mulheres adquiriram o privilégio de votar, a partir da Era Vargas. Mais tarde, os analfabetos conquistaram esse direito, com a Constituição de 1988. Foram períodos importantes na nossa história e ajudaram na democratização da nação.
Contudo, mesmo com grandes avanços, muitos ainda escolhem indevidamente os políticos que irão reger a política nacional. Isso acontece por causa da “compra de votos”, manipulação da população com medidas assistencialistas que não resolvem os problemas mais críticos, além do desinteresse dos políticos para tentar mudar o panorama do país. Todas essas emergências causam o atraso político e social da nação.
Portanto, deve haver uma conscientização sobre os eleitores para que façam de maneira coerente a escolha de seus representantes, bem como o poder judiciário deve exercer a lei da “ficha limpa”, na qual, candidatos com acusações não possam candidatar-se, colaborando assim com a cidadania, buscando um futuro mais promissor e digno a todos os brasileiros.
    
 Aluno: Nattyer Campos Rocha
Série: 1º ano    Turma: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário